ANDES-SN participa do Congresso da central sindical francesa Solidaires

O ANDES-SN esteve presente, entre os dias 12 e 15 de junho, no 7º Congresso da Solidaires, central sindical francesa que faz parte da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas – a qual também é composta pela CSP-Conlutas. O congresso foi realizado na cidade de Saint Brieuc, e, entre outras deliberações, aprovou o apoio à Greve Geral que será realizada no Brasil no dia 30 de junho.

Participaram do evento 400 delegados, com a presença de delegações internacionais da Tunísia, Argélia, Martinica, do Estado Espanhol e a brasileira. O Sindicato Nacional foi representado pela encarregada de relações internacionais da entidade, Olgaíses Maués. Estiveram presentes também na delegação brasileira, Herbert Claros, do setorial internacional da CSP-Conlutas, e Marcela Azevedo, da Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML).

Durante o congresso, foram discutidos temas internos da Solidaires, como as lutas dos setores dos Correios, ferroviários, professores e da indústria, a conjuntura política nacional e a reforma trabalhista de Emmanuel Macron – recém-empossado presidente francês.

Olgaíses Maués, 3ª vice-presidente e encarregada de relações internacionais do ANDES-SN, ressalta a importância do Sindicato Nacional em eventos internacionais. “O movimento operário é internacional, pois o capitalismo é internacional. Logo, a exploração para retirada de mais valor toma formas semelhantes. A crise do capital também é internacional e as saídas são muito parecidas. As medidas anunciadas pelo novo governo francês relativas à previdência, à aposentadoria, à saúde, à educação são de uma semelhanças impressionante. As propostas de leis trabalhistas e de aposentadoria são tão cruéis quanto àquelas propostas pelo Brasil. A participação nossa, como convidados, reforça os laços de luta e solidariedade, mostrando que o inimigo é o mesmo, na França ou no Brasil”, afirma a docente.

Após o congresso, as mulheres da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas se reuniram, na França, para organizar o debate deste segmento que será realizado no próximo encontro internacional. Participaram representantes do MML brasileiro, da CGT da Espanha, e do Solidaires da França. O III Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas será realizado em janeiro de 2018, em Madrid, na Espanha. O primeiro encontro aconteceu em 2013, na França, e o segundo em 2015, em Campinas (SP).

CSP-Conlutas lança site em inglês

Na quarta-feira (14), a CSP-Conlutas lançou uma versão em inglês do site da entidade. Nela estão sendo publicadas as notícias de destaque, campanhas e moções de apoio internacionais, vídeos e outros materiais. O portal em inglês pode ser acessado clicando em “English” no menu do topo do site da CSP-Conlutas, ou por meio desse link: http://cspconlutas.org.br/English/

Com informações e imagem de CSP-Conlutas.

 

Fonte: ANDES-SN

This article was written by Ascom