Adufac e Sinasefe finalizam Mostra de Curtas Críticos com exibição dos filmes produzidos

Nesta terça-feira, 28, a partir das 18 horas no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) será realizada a exibição e premiação das melhores produções da I Mostra de Curtas-Metragens Críticos. O evento é uma iniciativa da Adufac em parceria com o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal do Acre (Sinasefe/Ifac).

O evento foi concebido em duas etapas, sendo a primeira de caráter educativo, com a realização do seminário de formação, nos dias 20 e 21 de outubro. No seminário, foram debatidos os temas propostos para os curtas: reformas da previdência e trabalhista; financiamento e mercantilização da educação; escola sem mordaça, reforma do ensino médio e a educação inclusiva em uma sociedade excludente. Além de fomentar a produção audiovisual independente, essa é também uma iniciativa que possibilita maior inserção de temas críticos entre a juventude. Oportunizar que estes debates sejam feitos no estado do Acre por meio do cinema, é dar visibilidade às vozes que muitas vezes são silenciadas.

Após o seminário, os participantes tiveram cerca de um mês para produzirem os filmes que competirão na mostra. Os curtas-metragens serão julgados por um júri técnico e por outro júri popular. O júri técnico terá como critério de seleção: abordagem e coerência de acordo com o tema proposto; originalidade e criatividade; clareza da ideia e qualidade de roteiro e crítica. A votação popular será durante a exibição das peças, no dia 28.

Os três filmes que obtiverem maior pontuação serão premiados com equipamentos audiovisuais nos valores de 1.600, 800 e 600 reais, para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.