Realizadores de cinema amador exibem seus filmes na I Mostra de Curtas-Metragens Críticos

A I Mostra de Curtas-Metragens Críticos foi um concurso de curtas-metragens amadores, uma iniciativa da Adufac em parceria com o Sinasefe/Ifac. A Mostra teve como principal objetivo a aglutinação de ideias sobre os temas postos na sociedade e que influenciam diretamente em nossas vidas. Na última terça-feira, 28, os participantes da Mostra retornaram ao auditório da Adufac para a exibição e votação de seus filmes.

Na foto, realizadores dos curtas-metragens “Socialmente Deslocados” (à esquerda), “E Se Fosse Você” (centro) e “Oportunidade” (à direita).

As temáticas escolhida pelos diretores mostram a complexidade do momento histórico e político da juventude acriana. Os três filmes produzidos a partir do seminário de formação, realizado em outubro, trazem para o centro do debate questões como a profissão docente e o desemprego, discriminação, racismo, machismo e até o suicídio.

As três equipes receberam seus certificados de primeiro, segundo e terceiro lugar, ranking decidido por júri técnico (50%) e júri popular (50%). A contagem de votos aconteceu após a exibição dos filmes, o que deixou as equipes e os expectadores apreensivos.

 

Para dar continuidade à proposta da Mostra de Curtas-Metragens Críticos, a Adufac e o Sinasefe/Ifac premiarão as equipes com câmeras filmadoras, microfones de lapela e outros itens de produção audiovisual. Tanto a Adufac como o Sinasefe/Ifac acreditam no poder de transformação social que a arte possui. É nesse sentido que possibilitar um espaço onde a juventude pode opinar e expressar seus impasses através do cinema é fundamental no processo de democratização da comunicação e da arte.

Com um resultado mais que positivo, a expectativa para o próximo ano é realizar a II Mostra de Curtas-Metragens Críticos, envolvendo ainda mais realizadores e realizadoras de cinema independente e contribuindo para a formação de público e de espaços para o cinema local.

Equipe de produção do curta-metragem “Oportunidade”

Equipe da produção “Socialmente Deslocados”

Realizador do curta-metragem “E Se Fosse Você”