Servidores Federais realizam Dia Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos

Servidores federais de diversas categorias, reunidas no Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), realizam nesta quinta-feira (7) um Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos. A data faz parte da agenda de mobilização conjunta do Fonasefe e Fonacate e da campanha salarial 2018 dos servidores (confira a pauta), que reivindicam a correção salarial de 25,63% e a revogação da Emenda Cons Constitucional (EC) 95/16 – do Teto de Gastos -, da Reforma Trabalhista e da Lei das Terceirizações.

As seções sindicais do ANDES-SN também irão realizar atividades como panfletagens, aulas públicas e atos nos estados para dialogar com a população sobre a importância da luta em defesa dos serviços públicos e pela revogação da EC 95, cujos impactos já são sentidos no cotidiano das instituições federais de ensino, com demissões de trabalhadores terceirizados, cortes em bolsas e aumento dos valores dos restaurantes universitários, entre outros.

Em Brasília (DF), pela manhã, representantes das entidades nacionais e também do Distrito Federal realizarão ato no Ministério do Planejamento, a partir das 9 horas, com a exigência de reunião com o ministério. A tarde, a partir das 14 horas, ocorrerá o lançamento da campanha pela Revogação da EC 95/16 e pela defesa da soberania nacional, com convite às entidades que lutam contra a privatização da Eletrobras, Petrobras e Embraer, no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios.

 

 

Fonte: ANDES-SN