Reunião Estudantil: mobilização e propostas!

Durante toda a tarde do dia 29/06, os estudantes de cursos de graduação e pósgraduação da Ufac, além dos estudantes secundaristas de várias escolas de ensino público da cidade de Rio Branco, reuniram-se para debater sobre a greve docente, sobre as atuais condições de ensino na universidade e também sobre a adesão ao Enem-Sisu como sistema de avaliação e seleção para ingresso no ensino superior.

Ao final da reunião, os estudantes presentes manifestaram seu apoio à greve dos professores da Ufac, bem como estabeleceram suas pautas de reivindicações a serem debatidas com a administração da Ufac.

 

Assembleia dos professores da Ufac

A assembleia dos professores da Ufac aprovou hoje, 28/06/12, a pauta de reivindicações locais a ser protocolada junto à Administração Superior da Universidade Federal do Acre.

Basicamente, foram definidos dois eixos para serem debatidos durante as negociações entre o Comando Local de Greve – CLG e a Reitoria da Universidade. O primeiro deles refere-se aos aspectos de infraestrutura, segurança e recursos materiais com vistas a uma melhor realização das atividades docentes. O segundo eixo diz respeito à defesa da autonomia da universidade, principalmente, com relação aos programas, convênios e acordos em vigência dentro da instituição.

A partir de agora, o CLG constituirá um escalonamento temporal das reivindicações, estabelecendo um período para a resolução dos problemas indicados a curto, médio e longo prazo.

Do mesmo modo, será constituída uma agenda de reuniões, em comum acordo com a Administração Superior da Ufac, para que se possa instaurar o processo de negociação.

A pauta local, conforme indicação do Comando Nacional de Greve, será encaminhada ao Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES) para que sejam compostas as revindicações nacionais por melhorias nas condições de ensino nas universidades brasileiras.

 

Visita ao Colégio de Aplicação da Ufac: Comando Local de Greve e Ministério Público Federal

Na manhã do dia 27/06/12, conforme agendado anteriormente, foi realizada uma visita ao Colégio de Aplicação da Ufac com a presença do Comando Local de Greve da Ufac e do Procurador da República Ricardo Gralha, com objetivo de verificar as atuais condições de infraestrutura do prédio, bem como das condições materiais de trabalho dos professores, além do grave problema de falta de recursos humanos (docentes e técnicos) que tem comprometido o andamento regular das atividades escolares no Colégio.

Ao final da visita, o Procurador Federal informou à comunidade escolar e ao Comando Local de Greve que já instaurou um procedimento administrativo com objetivo de realizar uma Audiência Pública a respeito de todos os problemas verificados durante a visita.

80% DOS PROFESSORES FEDERAIS EM GREVE E NENHUMA PROPOSTA!

Até o momento, 25/06, não há nenhuma reunião agendada entre o governo e o CNG/ANDES-SN. Apesar do que foi veiculado na imprensa, não há qualquer comunicado oficial sobre uma proposta do governo a ser apresentada essa semana. Depois de mais um encontro suspenso em 19 de junho, os professores seguem mobilizados! A cada semana outras universidades e institutos federais aderem ao movimento. Somos agora 80% dos professores em greve e exigimos que o governo apresente uma proposta e negocie efetivamente!

Fonte: Andes – SN